O Dia em que a Terra parou Combo Rangers cancelado

No dia: 06 de Fevereiro de 2004

A Panini Comics declarou oficialmente hoje que a próxima edição da revista Combo Rangers – uma das HQs nacionais mais elogiadas pela crítica especializada – será também a última. A recente tentativa de redução de estrutura e preço não teve impacto significativo nas vendas, consideradas baixas pela editora, e o gibi será cancelado no número 10.

Fábio Yabu, o criador dos Combo Rangers, disse ao Omelete que a Panini fez um bom trabalho, “que infelizmente foi limitado por todos os problemas que tivemos no ano passado. Os custos gráficos subiram mais de 40%, tudo mudou rápido demais. Tivemos que rebolar, mudar formatos, preços, distribuição, tudo. Mudamos de gráfica no meio do caminho, estávamos para mudar de novo… era difícil fazer qualquer plano, mesmo a curto prazo. Então, tudo o que pôde ser feito, foi feito. Existiram falhas, ninguém é perfeito, mas acho que todos os envolvidos ficaram orgulhosos pela revista que lançamos”, revelou o quadrinhista.

Yabu falou também sobre o futuro do mercado e dos Combo Rangers, personagens nascidos na Internet que migraram para o papel e hoje são licenciados pela Exim, a mesma empresa que representa o Pokémon. “É desafiador. É bastante difícil. Os obstáculos do mercado são muitos, e a cada dia é mais difícil trabalhar com quadrinhos no Brasil. As pessoas tendem a olhar para a prateleira, ver aquela pilha de gibis luxuosos, coloridos, e achar que o mercado vai bem. Mas infelizmente essa não é a verdade. A cada dia menos gente compra gibis, o que é muito triste para o nosso país, que tanto carece de cultura”, comenta o artista. “Mas tudo pode mudar. Ouvi um grande amigo, que trabalha numa grande editora que os estudos indicam que o mercado acabará em menos de 10 anos. Outro, que teremos uma estabilização em breve. Eu não sou ninguém para prever o futuro de nada”, completou.

O quadrinhista, entretanto, não lamenta o cancelamento. “Combo Rangers começou com um site, um sonho que rabisquei no meu velho quarto em Santos. De repente, boom, tinha revistas, bonecos, etc. Tudo mudou rápido, a única coisa que não mudou é que continuo me divertindo muito desde o começo. E isso, nunca vai mudar, ou seja: tem muito o que ser feito com os Combo Rangers ainda”.

Fonte: www.omelete.com.br

Anúncios

About Wildwing

Criador e Roteirista do projeto Cops Go!

Posted on 24 de Março de 2011, in Combo Assuntos. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s