Conversa com Michel Borges, o novo desenhista dos Combos.

autor_01

Depois do apanhado sobre o design dos Combos Rangers, agora trazemos uma conversa com Michel Borges, ilustrador e quadrinista, que em seu site dá palinhas sobre os designs dos Combos em sua nova temporada. Anteriormente ele se associou a Fabio Yabu como colorista dos heróis sentais brazucas e a partir dai sempre esteve nas obras do amigo de maneira devotada, como aconteceu na animação infantil Princesas do Mar, onde trabalhou na pré-concepção de cenários.

Ele também desenvolveu trabalho em quadrinhos, conseguindo por financiamento do Programa de Ação Cultural (ProAC), realizado pela Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, publicar o álbum de gibi de mangá, Anarriê, onde narra com humor e fantasia a aventura de duas crianças a partir de uma festa junina, lançado pela editora HQM. Agora ele é o ilustrados dos novos álbuns dos Combos Rangers, redefinindo o design por completo dos heróis e vilões. Aqui dá pra baixar uma pequena historinha que ele desenvolveu dos Combos em meados de 2003. Mesmo a contra gosto, ele nos autorizou disponibilizar o link, sob ressalva de que o seu trabalho evoluiu muito a partir de então, e é algo que podemos constatar em seu site.

preview_01

Depois de acompanhar esse novo início, que não é um reboot ou mesmo um novo começo, nem mesmo uma continuação direta da série original, resolvi fazer umas perguntas que muito atenciosamente Michel Borges respondeu. Não foi uma entrevista, foi mais uma conversa, onde ele mostra sua admiração por Fabio Yabu e mantém habilidosamente em segredo qualquer detalhe, mantendo a mente mergulhada na nova atividade que o aguarda para pelo menos três anos; uma trilogia de três álbuns lançados um por ano pela JBC.

Mas alguns pontos já foram adiantados pelo próprio Yabu, para o projeto:

Semtiacutetulo_zps0ea3767c

E já agradeço aqui a boa vontade de Michel Borges para com Otacrazy, e de início vamos pelo óbvio:

tiocombo_02

Otacrazy – Está anunciado que “a equipe está reunida”, pode passar algum detalhe dessa equipe, quem está escalado e quais suas atividades?

Michel Borges  No momento, confirmado mesmo tenho eu na parte visual. Os demais colaboradores são amigos profissionais de quadrinhos e ilustração que tem seus próprios clientes, assim vão participar dependendo da disponibilidade quando estivermos em plena produção, portanto é cedo pra confirmar algum nome. No estágio atual de pré produção eu dou conta.

OT – Quando você começou a desenvolver o design dos personagens e qual foi o desafio da equipe nesse processo de repaginar os combos?

MB – Era uma Quarta-feira, chovia muito, da tela do computador uma mensagem eletrônica me convocava para voltar a atividade de minha massa cinzenta em alterar a aparência de míticos infantes multicoloridos…ahahaha

Falando sério, já não era de hoje que o Yabu me convidou para acompanhá-lo em um álbum especial dos Combo Rangers, a uns 4 anos ele pensava em uma unica edição com eles, mas o tempo passou e o cenário se tornou propicio para uma abordagem renovada dos personagens. Apenas agora em Outubro de 2012 é que recebi um desenho com um novo visual feito pelo Yabu, uma arte bem mais parecida com o foi visto em Princesas do Mar, com base nela fiz uma versão minha bem diferente, mas deixamos isso parado até o final de Dezembro quando começou a arrecadação no catarseme e aí sim, com a inevitabilidade da produção, nos reunimos e decidimos a cara dessa nova saga, com base nos argumentos e conceitos que o Yabu quer seguir na história.
O desafio é decidir o que vai influenciar mais o resultado final entre a possibilidade de revolução total, o que a história precisa, o que o publico espera e o que o mesmo precisa sem saber, tudo baalnceado de forma a surpreender e agradar no final. É um processo aparentemente complexo, mas que é feito de forma prazerosa.

OT – O projeto vai se desenrolar por 3 anos, em um trilogia de álbuns, por que foi decidido assim?

MB – Foi decidido assim como parte de uma pesquisa cientifica sobre os efeitos da ansiedade e por quanto tempo um ser humano aguenta esperar por algo de grande desejo! hahahaha Não, na verdade é uma questão relativa ao tempo de produção. Como foi decidido pelo formato volumes com mais de 100 páginas, ao invés de pequenos capítulos mensais, cada edição vai tomar um bom tempo (alguns meses) para ficar pronta. Se cada página levar uns 2 dias para ser bem feita, já se pode ter uma noção do tempo que pode levar, sem contar fins de semana, feriados, copa do mundo, apocalipse zumbi…

OT – Você também é autor de projetos de quadrinhos e livros; há planos de buscara financiamento no crowndfunding para algum projeto seu?

MB – O sucesso que muitos autores estão conseguindo pelo crowdfunding desperta sim o desejo de tentar a sorte de viabilizar um projeto por esse meio, mas esse sistema de giga-vaquinhas precisa ser escolhido com cuidado. O caso do Yabu mesmo serve de exemplo, ele não conseguiu o financiamento em duas semanas, ele levou mais de 10 anos, produzindo suas histórias da melhor maneira que conseguiu, mostrando que é capaz de trazer um material de qualidade. Imagine que nunca existiram os Combo Rangers e de repente aparece um japonês meigo dizendo “eu podia tar matando, mas estou pedindo um trocado pra fazer uma história com personagens inspirados pelos super sentai, ajuda ae tio!”, provavelmente a história seria diferente!

De qualquer maneira, no momento meu foco é nesses três volumes, que vão me deixar ocupado por um bom tempo antes de eu me aventurar com minhas criações.

OT – Como é pegar a dianteira do projeto gráfico agora (antes ele era colorista)?

MB – Devo admitir, é bem divertido! “Trabalhe com o que gosta e nunca terá que trabalhar” é o que dizem, mas isso até chegar a hora dos 99% de transpiração! hahahahaha Com certeza estar ao lado de um amigo tão competente como o Yabu afasta as possíveis preocupações que poderiam vir a mente, além de que respiro desde criança esses ares do mundo do desenho, então só posso ficar empolgado em estar realizar esse trabalho e me dedicar em botar no papel (e na tela) as idéias pros nossos amigos coloridos tomar forma e se aventurar nos sonhos dos fans!

Abração pra você e seus leitores e….TÁ NA HORA DO COMBO!
satanboss01
Satan Boss – Satan Goss?
Fonte da entrevista – http://otacrazygo.wordpress.com/
Advertisements

About Wildwing

Criador e Roteirista do projeto Cops Go!

Posted on 17 de Fevereiro de 2013, in Combo 2013. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: